Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O blog do serviço de Fotos do SAPO
O SAPO Fotos decidiu celebrar o Dia Mundial da Fotografia, relembrando algumas das fotografias mais visitadas e marcantes dos últimos tempos. Se é um amante da fotografia, junte-se a nós na celebração deste dia.
Mau tempo na Madeira
Vulcão Eyjafjallajokull - Islândia
Bento XVI em Lisboa
Violência na Tailandia
A argentina que entusiasma a multidão
Adeptas do Mundial
Pamplona: A brutal largada de touros
Mundial 2010: As grandes fotografias
A namorada de Cristianao Ronaldo
Derrame de petróleo em Dalian, China
Love Parade: O túnel da morte
Os fogos na Rússia
Faz 171 anos que a fotografia se tornou open source. Foi a 19 de Agosto de 1839, que a patente da fotografia foi oferecida ao Mundo pelo governo francês. Desde então o dia tem sido celebrado como Dia Mundial da Fotografia.
Louis Daguerre descreveu minuciosamente o seu processo de criação de uma impressão fotográfica a 9 de Janeiro de 1839, na Academia de Ciências e Belas Artes, em Paris. A 19 de Agosto desse mesmo ano, o Governo francês adquiriu a patente do processo baptizado com o nome de Daguerreotipia, em troca de uma pensão estatal vitalícia a Louis Daguerre.
Apesar de não ter sido o primeiro processo fotográfico, a Daguerreotipia foi o primeiro processo fotográfico realmente bom, tendo-se tornado um sucesso imediato. Rapidamente, os grandes centros urbanos da época ficaram repletos de daguerreótipos.
O Dia Mundial da Fotografia serve para nos lembrar quão especial uma fotografia pode ser na nossa vida e memória, e de que houve um tempo em esses preciosos momentos não podiam ser capturados ou partilhados.
Se a invenção da escrita marcou a fronteira entre a pré-história e a história, a invenção da fotografia alterou para sempre a maneira como lidamos com a nossa memória colectiva e pessoal.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.